"Procissão" social em Bragança Paulista
Em um movimento organizado pelo Instituto Entrando em Cena, a fim de prática sociocultural, um grupo de jovens bragantinos proclamou a respeito do preconceito em um formato de “procissão religiosa”, aos arredores da Praça Jacinto Osório, a conhecida Praça do Matadouro, na tarde do último sábado.
Frases reflexivas foram proferidas a fim de sensibilizar os ouvintes pelo caminho, sempre acompanhadas pelo refrão coletivo: “Preconceito, ele está no meio de nós!”, abordando principalmente questões que os jovens enfrentam com certo repúdio da sociedade em geral, como as formas de se vestirem, de falarem e de se portarem, mas também foram destacados temas como o machismo, o sexismo e o homofobismo. Ao longo do trajeto, foram distribuídas mensagens relacionadas à proposta da passeata, além de sugestões positivas sobre o que proporcionaria um mundo melhor.
O projeto Entrando em Cena no Mundo está realizando no Centro Cultural Geraldo Pereira (Matadouro) oficinas que promovem a criação, desenvolvimento e gestão de projetos socioculturais, que possibilitem jovens a se tornarem empreendedores sociais, enfatizando reflexões sobre o que os participantes pensam e o que podem fazer para melhorar o mundo em que vivemos. As oficinas estão sendo realizadas aos sábados desde o início do mês de março e se estenderão até junho deste ano.
Mais informações: www.entrandoemcena.org.br