top of page

BLOG
EDJr Edmir Junior

 

Logomarca%20-%20C%C3%B3pia.png

ROCK’ N’ ROLL – CULTURA E IMPORTÂNCIA SOCIAL


Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista, no curso Licenciatura em Educação Artística, como requisito parcial de avaliação, com orientação do Prof. Rodrigo Mendes Rodrigues.


Link do trabalho completo:

http://www.mediafire.com/view/rltnc516dyrnf1r/Sig_TCC_(Final)_-_Rock'n'Roll_-_Cultura_e_Imp._Social_-_EDmir_2010.pdf


Nascido na década de 1950, musicalmente originada da mistura de estilos expressivos como o melancólico Blues da sociedade negra e do Country da sociedade branca. Socialmente, surge da rebeldia dos jovens norte-americanos frente aos padrões sociais e comportamentais, questionando os modos de vida transmitidos por seus pais, pela sociedade e instituições como a escola. Desde então, acompanha, embala e acaba por promover a formação de uma cultura própria da juventude, atravessando as décadas até os dias de hoje.


O rock está sempre está associado ao jovem por conta de seu caráter rebelde, no sentido de sempre se renovar e se inovar, sempre formar uma nova “cara”, incluindo aqui seu caráter de sempre se misturar com outros estilos musicais e outras formas de culturas, como o tropicalismo, samba rock, punk inglês, reggae, cultura oriental, entre outros pelos últimos 60 anos.


O rock nunca morreu, e embora muito anunciado, talvez seja muito duvidoso disso ocorrer, pois a rebeldia é a sua principal característica. Isso se evidencia na própria ação de se mesclar com outras coisas que até mesmo não tem nada a ver com o estilo. Logo, para se rebelar até mesmo contra o próprio rock, grupos transformam e reformulam o estilo, agregando influências das mais diversas origens. Isso é o que o garante sempre continuar vivo e atuante, principalmente na cultura juvenil, pois o questionamento e sentimento de busca acabaram e ainda acabam por fazer parte do universo dos jovens nos últimos tempos.

(fonte imagem: http://1.bp.blogspot.com/-W6JacnQM62s/T96Nd_DQ4NI/AAAAAAAAAPQ/9r39himmz-g/s1600/news_longliverock.jpg)

Postagens destacadas
| Featured Posts
1/3
bottom of page